Está na dúvida para escolher seu óculos de grau? Nesse post, tem informações sobre preço, o que é necessário saber quando for comprar e curiosidades sobre as óticas.
Também tem o guia de como limpar seu óculos corretamente, para evitar de a lente ficar riscada tão rápido.
A seguir, você verá qual tipo de armação é adequada para o seu rosto, para sua aparência ficar bacana.
Harmonia na escolha dos óculos
Sabe quando você “parece feio”, acha que não ficou bom ao provar um modelo de armação? Provavelmente é porque esse modelo ressalta os pontos que você quer esconder!
Um exemplo muito clássico é o homem ter rosto longo e comprar um óculos oval ou aviador e deixar impressão de ser mais comprido ainda. A solução para isso é escolher um óculos curto, por exemplo.
A chave da harmonia facial é escolher o contrário do que você quer disfarçar. Se você se considera “bochechudo”, se tem “a cara muito cheinha”, um óculos quadrado irá balancear o seu formato de natureza redondo.
Tudo isso dá certo com você analisando seu tipo de rosto (veja aqui os 9 formatos de rosto masculinos e descubra o seu) e experimentando armações de óculos, tirando uma foto para ver como fica, até achar o seu favorito.
Então, vamos lá para os modelos? É necessário que você conheça o seu tipo de rosto, porque será mostrado qual combina e não combina com esses 9 estilos de armação.
Clubmaster
O modelo Clubmaster possui a parte reta de cima mais grossa do que o resto da lente (o resto seria uma meia lua). A parte debaixo pode ser fina como essa da foto, mas também pode ser mais grossa. Nos óculos mais grossos do que esse da foto, a parte reta de cima é proporcionalmente mais volumosa.
Para qual tipo de rosto: retângulo, triângulo (por ter destaque na parte superior, irá equilibrar a testa mais estreita em relação ao queixo) e oval.
Qual tipo de rosto deve evitar: triângulo invertido, porque aumentaria ainda mais a testa.
Quadrado
O óculos quadrado masculino se parece com o Wayfarer, mas sem a distinção de ter diferentes espessuras, ele é todo proporcional.
Para qual tipo de rosto: redondo (porque contrasta com o formato, deixando o rosto menos redondo, com aspecto de “bolacha”, como dizem) e oval.
Qual tipo de rosto deve evitar: quadrado e retângulo.
Wayfarer
Wayfarer é um óculos com o mesmo material por todo o redor da lente, tornando-se chamativo.
Para qual tipo de rosto: redondo, oval e diamante.
Qual tipo de rosto deve evitar: retângulo (ou rostos com comprimento muito longo).
O modelo tem esse nome por significar “viajante” em inglês. Foi criado pela RayBan, e como característica, é uma variação do óculos de piloto de aviões antigos, que tinham aros grossos para impedir a passagem de ar enquanto voavam.
Redondo
O óculos redondo é um ícone de estilo, sendo lembrado pelos mais variados movimentos culturais, como o rock, ficção científica, dentre outros. Há também uma pequena variação dele, os óculos Ovais, que são redondos um pouco mais compridos, e ficam bem em que tem rosto curto.
Para qual tipo de rosto: quadrado, retângulo, diamante (porque contrasta com o formato, deixando o rosto menos redondo, com aspecto de “bolacha”, como dizem).
Qual tipo de rosto deve evitar: redondo (para evitar o aspecto muito estufado).
Retângulo
O óculos retangular é bastante utilizado por toda a comunidade masculina. É um modelo clássico, que serve para passar seriedade, como também ser discreto.
Para qual tipo de rosto: retângulo e diamante (para dar efeito de diminuir a altura longa desses dois tipos de face, esse óculos largo e curto é ótimo).
Qual tipo de rosto deve evitar: pêra e triângulo invertido (ambos para evitar o alargamento, da mandíbula e da testa, respectivamente).
Transparente
O óculos transparente é de muita utilidade para os mais pacatos, que querem que o modelo não chame tanta atenção. Existem as armações acrílicas onde o produto não tem cor, mas é possível ver seu material e seu reflexo de luz, como observamos na foto.
Abaixo, vemos os óculos com lentes suspensas, que não tem armação em volta da lente, e se sustentam pelas hastes laterais e frontal. Esse óculos não é tão fraco quanto pode-se pensar, comparando com os comuns em que a armação ao redor da lente é o que geralmente quebra.
Existem também os óculos não transparentes, mas que são bem discretos por terem a armação fina como aro de metal, por exemplo. Esse tipo de óculos é menos resistente e deve ser utilizado por quem não tem grau alto.
O grau alto deixa a lente grossa e ela ultrapassa a armação fina. Em alguns casos, a lente é lixada para caber na armação, mas se for lixada demais, altera o grau da lente.
Não se preocupe com isso, quando você for comprar seu óculos e tiver alguma dúvida, pergunte aos profissionais óticos do estabelecimento. O mais indicado para lentes com grau alto são armações mais robustas.
Então, se você tem grau alto e quer um óculos transparente, os de acrílico como da foto são uma ótima opção.
E agora, já sabe qual escolher? Alguma vez você já errou na escolha dos óculos? Conta nos comentários!
Nenhum comentário: